Fotografia

O assunto é : Fotografia

Oi gente ! Hoje vim falar com vocês de um assunto que me fascina: a fotografia. Não consigo ficar um dia se quer sem dar uma viajada nas fotos que encontro na internet ou em álbuns particulares, pra mim, apreciar algumas fotos se tornou um habito tão comum quanto ouvir musica. Mas quem de vocês já ficou um dia sem ver uma foto? Parece meio impossível não é?! Em uma propaganda, em jornais e revistas, no viciante Facebook elas estão em todo lugar.

A primeira fotografia que se tem noticia data de 1826. De la para cá a fotografia passou de um luxo de poucos para um meio de comunicação muito popular, principalmente depois do surgimento das câmeras digitais e da inclusão das maquinas fotográficas no celulares. ( Oii Instagram! ).

Mas o que eu queria mesmo é falar um pouquinho sobre uma “tendência” que tem ganhado cada vez mais força: o retorno da Fotografia Analógica.
Com essa onda retrô e hipster parece que as pessoas não estão mais atras de tanta perfeição. Um vinil por exemplo, era muito legal no passado e apesar dos contras quanto ao uso, devemos concordar que o som tem qualidade. Com a fotografia é a mesma coisa. Hoje existem máquinas super eficientes que podem captar até o voo de um beija-flor com perfeita nitidez, entretanto, as imagens com aquela cara de infância ( lembra das fotos da sua infância? )  estão ganhando cada vez mais espaço. A sensação de não saber como ficou a foto e se surpreender com os resultados é ótima. Afinal, não precisamos ser perfeitos o tempo todo né?! Além disso, algumas das fotos mais legais saem de efeitos inesperados.

Pra quem quer entrar nessa vida analógica basta procurar em casa, as vezes seu pai ainda tem aquela câmera antiga escondida no armário ( como foi o meu caso =D ) ou você pode comprar na internet ou nessas lojinhas que concertam câmeras, as vezes eles tem algumas câmeras antigas a venda. Pra quem não conhece vou mostrar algumas câmeras que tem efeitos bem legais.

A Diana F+ surgiu nos anos 60 e é super leve porque é feita de plastico, então , cuidado com ela ! Com o aumento da procura pela câmera ela ganhou alguns “acessórios” como o flash que não existia na versão original. A Diana se destaca principalmente pelo alto contraste das fotos principalmente nos filmes preto e  branco.




As Polaroids são famosíssimas com elas você não precisa esperar pra revelar as fotos , elas são impressas na hora ( Lembra daqueles filmes anos 80 que você via na sessão da tarde?). Porém agora são objetos de luxo porque os filmes são beeem caros.




# Fica a dica: a Polaroid lançou uma versão digital da câmera que deve chegar ao mercado em agosto e custar cerca de U$160,00 .  











A Fisheye tem esse nome devido ao formato redondo das fotos. Ela deixa o que esta no centro da foto maior e distorcido por isso mostra muito do ambiente fotografado e os resultados são simplesmente incríveis.



A Holga foi criada na China para ser um câmera popular devido ao baixo custo e a facilidade de manuseio e uso.

Minha câmera e as primeiras fotos que fiz com ela .

Eu tenho uma Olympus Trip 35 que era do meu pai e esta na família há, imagem só, 30 anos, e ainda funciona. A Olympus Trip foi fabricada no Japão entre 1967 e 1984 idealizada pra ser uma “câmera de família” , ela é muito fácil de mexer e tem uma sapata que você pode colocar flash para fotos noturnas.

Bom existem muitos outros modelos por isso antes de comprar a sua faça uma pesquisa pra ver qual se adequá melhor ao resultado que você espera. Existem alguns sites que vendem, eu indico o Mercado Livre e o shop da Lomography. Espero que tenham gostado !

xoxo,
Por
1